Sobre a Raça Golden Retriever
Desenvolvido para desempenhar funções relacionadas a atividades de caça, o Golden Retriever é um cachorro inteligente, obediente e está apto a realizar as mais diversas funções. Adora a água instintivamente, devido a sua história e utilização original como recuperador de caça em ambientes aquáticos.
Considerado um cachorro extremamente inteligente e de fácil adestramento, o Golden Retriever possui faro e visão muito apurados, características que aliadas a sua notável inteliência, vontade de aprender e capacidade de concentração, o tornou apto a desempenhar outras funções além de suas atividades originais. Pode ser utilizado hoje em dia como cão farejador, de salvamento, cão guia e, é claro, cão de companhia.
Trata-se de uma raça de cachorro amável, simpática e confiante. É dócil, afetuoso e faz novas amizades com extrema facilidade. Costuma aceitar carinho de qualquer pessoa, tanto dos mais próximos à família, quanto de pessoas estranhas, o que não faz do Golden Retriever um bom cão de guarda. É um cachorro muito ativo, cheio de energia e brincalhão. Adora a companhia dos donos e são especialmente pacientes e tolerantes com as crianças. É um cão conhecido por ter um alto grau de socibilidade, e costuma se dar muito bem com outros cães e demais animais domésticos. Os filhotes da raça Golden Retriever são alegres, brincalhões e muito ativos. Ficam sempre por perto, e adoram correr e brincar com os seus donos.
Seu novo membro da família precisará de algumas aulas de obediência para ajudá-lo a se comportar bem como um cidadão canino. E esta é também uma maneira fácil de fazer novas amizades. É quase impossível estar passeando com um Golden maravilhoso na rua e não ser parado por estranhos que indagam sobre a estética e simpatia da raça. Goldens são “imãs de pessoas”… Tem problemas com isso? Então talvez alguma raça de cão de guarda seja mais apropriada pra você! hehehe...
Um Golden Retriever e uma criança costumam formar uma dupla inseparável. Entretanto, a responsabilidade de qualquer ser vivo deve ser sempre de um adulto. Crianças podem ser ótimas treinadoras, parceiras de brincadeiras, mas eles necessitam de um adulto para instruí-los. Você também deveria se lembrar que Goldens, embora extremamente dóceis, são grandes o suficiente – mesmo como filhotes – para derrubarem uma criança muito pequena, por exemplo.
Crianças pequenas e cachorros devem ser sempre supervisionadas por um adulto, para o bem estar de ambos.
E no caso dos adolescentes… considere que as “promessas” em relação aos cuidados e passeios, feitas por eles para adquirir um cão… nem sempre serão cumpridas!
As regras de convivência serão muito bem vindas (e necessárias!!!) em todos os casos.
O que faz um Golden ser “de ouro” é sua afetividade, pois são dóceis e ternos por natureza. Não ter contato ou ter contato restrito com seus donos os torna muito infelizes. O Golden Retriever irá fazer parte da sua familia!
Se você está pensando em ter um cão temporariamente saiba que Goldens não são só visitantes, como também, esperançosamente, viverão um longo tempo. Ser dono de um cão é um compromisso pelo tempo de vida desse cachorro. Se você acha que quando seus filhos crescerem e forem pra escola o cachorro também irá, por favor… reconsidere a idéia de ter um cão na sua casa. Em lugares que existem cães de rua você poderá encontrar vários cães de raça, talvez até mesmo Goldens que foram abandonados por causa de uma mudança na vida da família. Existem muitos voluntários que ajudam estes bichinhos, mas esta solução nem deveria ser necessária se fossem todos responsáveis pelas vidas que assumem um dia. Um cão é um ser vivo, que ama e sofre como nós humanos. Com algo melhor… uma capacidade de ser leal por toda a vida e amar incondicionalmente.
Então pense 10 vezes antes de adquirir seu cãozinho!!!
Origem do Golden Retriever
O Golden retriever é uma raça canina originária da Grã-bretanha, foi desenvolvida para a caça de aves aquáticas selvagens. Seu surgimento deu-se em meados do século XIIX, através de cruzamentos seletivos e elaborados por Lord Tweedmouth, que buscava um cão de médio porte que fosse hábil caçador, obediente, inteligente, calmo e fácil de treinar. O homem responsável pela raça Golden Retriever foi Lord Tweedmouth, que viveu ao norte da fronteira da Escócia na região do Rio Tweed. Com o aumento do interesse por cães de busca em meados de XIIX, era necessário um cachorro que conseguisse avançar em uma vegetação densa, enfrentar águas frias, nadar e fazer o resgate com cuidado. Lord Tweedmouth cruzou o Nous, um Retriever de pelo ondulado e amarelado (descendente do pequeno Terra-nova e das primeiras raças de Labrador, usado por pescadores) com Belle, uma Tweed Water Spaniel (uma retriever de cor amarelo-escuro com pelo muito crespo). Eles geraram quatro filhotes, que prometiam ser excelentes cães para buscar aves em regiões altas. Foram feitos outros cruzamentos cuidadosos com retrievers pretos, Tweed Spaniels, Setter Irlandês e até um Bloodhound.
No começo consideraram a raça como sendo uma variedade em tom amarelo (dourado) dos retrievers de pelo liso, mas depois a raça foi reconhecida como Golden Retriever em 1912. Alguns desses cães chegaram à América em 1900 com os filhos de Lord Tweedmouth, mas somente em 1927 o AKC os registrou como raças separadas. A raça foi valorizada por suas habilidades de caça, produzidas pela cuidadosa mistura de seu material original. Só bem mais tarde se tornou popular com animal de estimação, cão de exposição e um competidor em obediência. Após essa transição, o crescimento da raça foi meteórico, e ela continua sendo uma das mais populares da América. O primeiro Golden chegado ao Brasil foi Patrick, que tinha o nome de registro: Eldorado of Gold Leaf, sua proprietária Sra. Yvette Tobião o comprou de um canil na Califórnia.